Mudança que irá transformar o sistema de moda
A moda está sempre se reinventando em prol do seu público e do seu ciclo de consumo. Só que dessa vez, o sistema da moda está se transformando com relação ao sistema de desfiles.
A globalização está alterando nossa forma de se comunicar e tem afetado o mundo da moda, principalmente. A internet, as redes sociais e suas instantaneidades está impactando o sistema básico de desfiles internacionais e nacionais, como o SPFW.Os consumidores estão mudando seus desejos a partir do imediatismo proporcionado pela Internet. Já que, atualmente, os desfiles são acompanhados ao vivo por todo mundo, transmitido através de câmeras 360 graus, com livestream, por Instagram, Snapchat, Twitter e outros. De fato, não haverá mais novidades após seis meses (tempo definido para lançar a coleção que está sendo desfilada) quando o produto for lançado. Em poucos segundos, tudo já está compartilhado pelo mundo todo e a pior parte acontece e subverte o ideal do sistema da moda: o desfile se perde, já que as peças podem ser copiadas antes de serem vendidas e as vendas e lucros das marcas são amplamente diminuídas.
Os desfiles são extremamente importantes nos dias atuais e justamente por isso, foram repensados para que as grifes possam ter resultados satisfatórios diante dos custos altos que são investidos em cada um destes espetáculos. Devido aos altos custos de produção, os desfiles focados apenas na indústria, seis meses antes da coleção estar nas lojas, parece não fazer mais sentido. Por isso, a moda agora irá focar nesse consumidor que preza pelo imediatismo.
A mudança do calendário da moda, irá atrair esse estilo novo de consumidor. Já que o antigo sistema atraía e seduzia consumidores, mas quando o produto era lançado, ele já não era mais lembrado depois de tanto tempo. Assim, as marcas teriam que investir novamente em campanhas e ações de varejo para atraí-los novamente.
Marcas como Tom Ford, Marc Jacobs, Donatella Versace e Tommy Hilfiger já estão se preparando para essa transformações e muitos outros devem seguir a atitude destes. Segundo Donatella: “Se as pessoas dizem que a moda está andando muito rápido, eu acho que temos que ser mais rápidos ainda e planejar nosso futuro juntos.”
Com isso, a mudança afetará principalmente a indústria em relação a cadeia de fornecedores e compradores. Mas como a transformação ainda está em processo, tudo está sendo resolvido aos poucos. Do aspecto da criação, ainda não se tem ideia se a coleção focada no varejo influenciará negativamente a processo de criação do estilista.
Tais mudanças no calendário passam a ocorrer à partir de setembro deste ano, começando por Nova York.
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