Empreendedorismo

Diferenças entre o comércio virtual e o tradicional

Como eu tinha dito em posts anteriores, eu tenho uma loja de comércio eletrônico em conjunto com a Dona Maria, minha esposa. A loja virtual foi crescendo e com a necessidade de contratação de mais gente, tivemos que trocar de sala.
Mas já que é pra trocar, por que não abrir uma loja física e manter a loja virtual funcionando no mesmo endereço?
Pois bem, agora temos loja física, mas também descobrimos que o comércio virtual e o tradicional são bastante diferentes. Vou listar algumas diferenças que encontramos até agora:

Pontos Positivos do Comércio Eletrônico
-    Não precisa ter uma atendente bonita na frente da loja;
-    A “loja” pode funcionar no quartinho dos fundos, se tiver que alugar uma sala, com certeza é muuuito mais barato;
-    A loja funciona 24 horas por dia;
-    O risco de roubo é menor;
-    Não é necessário fazer um alto investimento com gôndolas, prateleiras, balcão, caixa, mostruários e etc. Essas coisas são muito caras;
-    A preocupação com decoração da loja, vazamentos no banheiro, produtos empoeirados etc é muito menor;
-    O seu mercado é o mundo, você não precisa só atender aos clientes do seu bairro ou cidade;
-    Não vai entrar ninguém em sua loja oferecendo segurança, salgados, vendendo publicidade em catálogos mais volumosos que a bíblia e etc;
-    Terá poucos problemas com fiscalização da prefeitura reclamando do tamanho do seu toldo ou do tamanho da publicidade da loja. No meu caso nunca entrou ninguém lá, apenas chegou uma taxa de fiscalização;
-    Não tem horário de pico, dá para distribuir melhor as tarefas do pessoal.

Pontos Positivos do Comércio Tradicional
-    Não é necessário embalar os produtos um a um em plástico bolha e depois acomodar em uma caixa para ser despachado;
-    Clientes não têm dúvida com prazo de entrega, tamanho dos produtos, medo de pagar e não receber. Eles simplesmente colocam os produtos em um cesto e passam no caixa. Isso é mágico;
-    Você consegue fazer cross-selling de maneira muito mais simples, uma cliente entrou na loja para fazer uma compra de R$ 300,00 e saiu com R$ 1.600,00 em produtos;
-    Não é necessário ter uma política de devoluções ou logística reversa. Os clientes colocam os produtos no cesto, passam no caixa, pagam e vão embora. É mágico;
-    A taxa de retorno é muito maior, enquanto no site a taxa é de 0,6%.  É isso mesmo, menos de um por cento dos usuários que visitam o site efetivam a compra, na loja física a taxa salta para 60%. Este é o número que tivemos até agora, vale ressaltar que o ticket médio na Internet é maior;
-    As pessoas passam na frente da loja, entram e compram. Na Internet isso não existe, ou alguém indica ou o seu site, ou ele é encontrado por algum buscador;
-    Atendimento mais simples. Na Internet, pelo menos no Brasil, as pessoas têm necessidade de entrar em contato, fazer perguntas para só ai ganhar confiança em fazer a compra;

Resumindo
O comércio eletrônico e o tradicional são complementares e o melhor dos dois mundos é estar nos dois. Mas é importante ter em mente de que são coisas diferentes, pense que esta abrindo um negócio distinto, e é verdade. Faça seu plano de negócios, consulte o Sebrae, enfim, mãos a obra.

Fonte: Locaweb